[batrep] Warhammer 40k - Space Wolves at Iron Halo - São Paulo 2018 - 1000pts 8th edition


Com a saída do novo Codex: Space Wolves decidi levar parte da minha Great Company para a batalha. Segue o que eu levei:

Stormriders     

Space Wolves Battalion (1000pts)

HQ


  • Atsurr StormbringerRune Priest - Plasma Pistol, Runic Axe, Jump Pack
  • Ornolf OakenheartWolf Guard Battle Leader - Pair of Wolf Claws, Saga of the Wolfkin, The Armor of Russ
  • High Thane Guthorm SteelbornWolf Lord - Thunder Hammer, Storm Shield, The Wulfen Stone

TROOPS


  • Ufrik Grimsmile’s Blood ClawsUfrik Grimsmile, Wolf Guard Pack Leader - Powerfist, Bolt pistol
    Silas the cunning, Blood Claw pack leader - Powerfist, Bolt pistol
    5x Blood Claws - Chaisword, Bolt pistol
  • The Misfits of the Fang - Blood Claw PackUnner the red-hand, Wolf Guard Pack Leader - Powerfist, Bolt pistol
    Hauk Mooneye, Blood Claw pack leader - Powerfist, Bolt pistol
    5x Blood Claws - Chaisword, Bolt pistol
  • Svigir’s Grey Hunter PackSvigir Forstgaze, Grey Hunter pack leader - Boltgun, Chainsword, Bolt pistol
    Edgar the seer, Grey Hunter - Plasmagun, Chainsowrd, Bolt Pistol
    Sigfast the gunslinger - Chainsword, Boltgun, Plasma Pistol
    2x Grey Hunters - Boltgun, Chaisword, Bolt pistol

HEAVY SUPPORT


  • Øybiorn Ironside’s Longfangs, the last brothersØybiorn Ironside, Terminator Pack Leader - Cyclone Missile Launcher, Stormbolter, Power Sword
    Old Benjir, Longfang pack leader - Chainsword, Bolt Pistol
    Eirik Thundersplit - Missile Launcher
    Ragi the White wolf - Missile Launcher
    Kalf Redfang, Longfang - Heavy Bolter
    Egil Bolthaze - Boltgun

DEDICATED TRANSPORTS


  • Martyr of the Wall
    Rhino transport - 2x Stormbolter
  • Shield of Fenris
    Rhino transport - 2x Stormbolter



Jogo 1 - Adeptus Custodes

Meu primeiro jogo foi contra um formidável Comandante dos Adeptus Custodes que também contava com a ajuda de um antigo Knight Armiger, já com sua machine-spirit cansada da batalha.

O exército inimigo era coposto basicamente de:

  • Knight Armiger
  • Shield Captain com uma relíquia que lhe trazia para a batalha instantaneamente na proximidade do Knight Armiger
  • Shield Captain
  • 3x Custodes squads com armas variadas
Seguem algumas fotos da batalha que começou bem para mim ao sobreviver a um primeiro turno sem muitas perdas mas rapidamente perdi o controle ao não conseguir ditar o momento dos engajamentos e me ver forçado a lutar contra o Knight e os Custodes ao mesmo tempo. Mesmo conseguindo desembarcar do Rhino e fazer uma mortal carga contra o esquadrão, onde os Blood Claws mataram três Custodes, o Knight Armiger fez saves muito bons contra os golpes de Thunderhammer do meu Wolf Lord e não foi capaz de sequer ferir a máquina, que pesou a diferença para o Lado Custodes.






No final até os Long Fangs, liderados por Øybiorn, tentaram uma carga para ferir o poderoso Shield Captain com o suporte do Rune Priest Atsurr. No final não foram capazes e valorosamente foram enviados para o grande salão de Russ.

MvP Custodes: O Knight Armiger trouxe muito poder de fogo ao conseguir lidar facilmente com os transportes que teriam sido um desafio para os Custodes. Sua presença acabou com a mobilidade dos Wolfs e assegurou que a infantaria pesada pudesse fechar a armadilha logo no segundo turno.

MvP Wolf: Os pack leaders dos Blood Claws com o total de oito ataques de Power Fist seguidos pela enxurrada de ataques de Chainswords eram mais do que capazes de lidar com os esquadrões de Custodes isolados. Não fosse a presença do Armiger poderia ter sido uma batalha bastante diferente.

Momento Memorável: No turno da carga dos Space Wolves o Wolf Lord, que não somente recebia ataques extras pela Wulfen Stone mas por ter seguido a saga do Wolfkin nesta partida cosneguiu fazer seis wounds no Knight armiger que, por questão de ter uma relíquia, possuia saves invulneráveis no combate corpo-a-corpo. Cada pancada infligiria 3 de dano ao Knight que poderia não só ser abatido como no mínimo ver seu potencial gravemente reduzido. Mesmo assim o Knight teve sucesso em todos os seus seis saves de 4+ e consegiu revidar com todo o seu poderio, limpando o esquadrão de Blood Claws que havia destruído os três Custodes e deixando o lorde aberto a ser abatido pelo Shield Captain.

Jogo 2 - Grey Knights

Mais uma vez tive a chance de enfrentar meu rival Castello em um campeonato. Desta vez ele trouxe um Battalion mínimo da Guarda imperial que alimentariam poderosos heróis dos Greyknights em batalha.
  • Draigo
  • 2x Grandmaster in Dreadknight
  • 2x Imperial Guard HQs
  • 3x Guardsmen
A batalha foi muito tática pois a missão era de acumular pontos à medida do jogo e eu tinha uma clara vantagem de terreno. Além disso, minhas forças podia se espalhar mais e mover-se com mais agilidade no início do jogo, o que me garantiu uma boa vantagem de pontos logo nas primeiras rodadas com meus dois Rhinos indo velozmente contestar objetivos.



Quando os dois Nemesis Dreadknight finalmente desceram no segundo turno eu sabia que a batalha seria decidida do resultado daquela luta. Eles falharam ao tentar marcar o First Blood mas causaram perdas suficientes para anular a amaeaça dos Long Fangs. Os Blood Claws seguiram para aniquilar a guarda enquanto Draigo havia descido no outro lado da mesa para contestar os Grey Hunters em outro objetivo.

Após cinco rodadas de lute ferrenha sobrava apenas o último Wolf Guard Battle Leader com a armadura de Russ na mesa e o jogo foi fechado no apertadíssimo resultado de 14x13 pontos de vitória para a guarda e os Grey Knights. Que jogo memorável!

MvP Grey Knights: Apesar dos Nemesis Dreadknights e do Draigo serem o centro do exército, as estrelas de honra mesmo foram para os Company Commander. Nas últimas rodadas, enquanto os Dreadknights seguravam os packs de Blood Claws e os heróis Space Wolves eles conseguiram usar as ordens de "Move, Move, Move!" não apenas para colocar os Guardsmen em posição mas para que eles mesmos, numa excelente demonstração de treino cardio maratonista, atravessássem o campo de batalha para marcar cruciais e necessários pontos de vitória! Mais que suas Plasma Pistols, foram as pernas rápidas dos generais que asseguraram a vitória neste dia!

MvP Space Wolves: A dupla de Rhinos foi necessária para assegurar a vantagem de pontuação nos primeiros turnos e dominar o campo de batalha, levando os Blood Claws onde eram necessários e pulando de objetivo para objetivo atraindo o fogo dos Nemesis Dreadknights.

Momento Memorável: Os Long Fangs sobreviventes do primeiro turno de tiro dos Nemesis Dreadknight desceram para as ruínas onde mantinham seguramente seu objetivo. Não contavam, porém, com a sagacidade do Grandmaster ao usar o poder Astral Aim para ignorar o terreno e atirar através dele, eliminando a tropa de uma posição assumida segura. Foi uma demonstração de exímia preparação para situações adversas e um testamento da experiência do guerreiro, assegurando a vitória ao permitir que Draigo pudesse finalmente usar seu Gate para lá.

Jogo 3 - Ultramarines

Meu último e terceiro jogo foi contra um exército de infantaria Ultramarine. Meu oponente também havia sido confrontado com os dois exércitos que eu enfrentei e também fora derrotado. Era de certa forma uma grudge match interessante.

Seu expercito era composto basicamente de:
  • Tigurius, master-librarian
  • Captain in Gravis Armor
  • Company Champion
  • Hellblasters
  • Inceptors
  • Tactical squads com Plasma
  • Assault Squad com Power Fist
  • Inceptors
A missão era um misto de Killpoints e Pontos de objetivo e, olhando para a presença descentralizada dele no campo de batalha eu sabia que eu deveria concentrar em um flanco, limpar ele dali e então ganhar de volta a vantagem que ele certamente teria adquirido por ter mais unidades espalhadas.

Logo no início da partida os Hellblasters conseguiram danificar gravemente um dos Rhinos mas, após meu turno de avanço com as magias e estratagemas de defesa do Rune priest, sua eficiência caiu drasticamente. Não apenas pela penalidade de -2 no to hit mas pela inabilidade de usar as armas no Overcharge.


Após seu segundo turno e a chegada dos reforços estava selado seu destino: Os Bloodclaws haviam executado sua carga e os Ultramarines não foram páreo para a selvageria e brutalidade dos filhos de Russ.


MvP Ultramarine: Um esquadrão de Intercessors que se posicionou no centro da mesa proveu bastante poder de fogo de suporte durante o jogo inteiro. No cover e com sua quantodade de wounds seria infrutífero atirar neles e com o estratagema Scions of Guilliman conferindo-lhes re-roll em todos os hits e wounds eles foram acapazes de eliminar em uma única rodada os Grey Hunters que mantinham meu objetivo natural na parte mais profunda de meu deploy.

MvP Wolves: Apesar dos Blood Claws e Characters terem sido os executores da maior chacina eles só estavam tranquilos de executar a manobra pela cobertura provida pelos Long Fangs que entraram na mesa no segundo turno, chegando por trás das linhas inimigas e cuspindo Frag missiles e Heavy Bolters no pequeno esqudrão de assalto que havia dominado um objetivo distante. Logo em seguida, foram eles quem fizeram uma investida pela retaguarda para matar os últimos Hellblasters e manter a posição do marcador de objetivo do meu oponente.

Momento Memorável: A investida dos Bloodclaws fois seguida de uma disciplinada retirada dos Hellblasters após presenciar a chacina do esquadrão tático à sua frente, mas a tenacidade de Ornolf e Guthorm não lhes permitiu muito descanço quando os dois heróis Space Wolf fizeram suas Heroic Intervention chegando inclusive a engajar em combate com o Captain em Gravis Armor ao fundo, não havia escapatória! Em um combate brutal estendido onde ambos os lados usaram o estratagema "Honour the Chapter" para lutar uma segunda vez. Não satisfeito pela luta estendida, o Company Champion Ultramarine ainda lutou uma terceira vez ao ser eliminado pelo Wolf Guard Battle Leader com o estratagema "Only in Death Does Duty End" para eliminar Ornolf resultando em ambos os heróis sendo removidos do campo de batalha ao mesmo tempo! Éste sangrento combate aconteceu todo no terceiro turno e, no final, apenas Guthorm, os Long Fangs e alguns poucos Blood Claws haviam sobrando.

Conclusão do evento

O evento novamente foi um sucesso e minha colocação foi de 10º de 12 jogadores. Porém, meu jogo decisivo havia sido na segunda rodada e, caso eu tivesse empatado ou mesmo vencido contra o Castello eu teria uma boa chance de uma colocação bem melhor. Para uma participação onde eu fiz minha lista encima da hora e nunca havia jogado com ela (o codex saiu literalmente na semana anterior) eu fiquei bastante satisfeito.

No final o grande vencedor foi um pequeno exército de Raven Guard com um poderoso Knight Valiant que, pelo que eu pude ouvir, dizimou um exército de Chaos Marines, destruiu diversos veículos da Imperial Guard e finalmente conseguiu vencer dos dois Nemesis Dreadknights do Castello sobrando com apenas 1 wound no final.

O segundo colocado fora o primeiro exército que eu havia enfrentado: Os Custodes. Uma conquista digna de ser celebrada no palácio imperial.

Em terceiro vem uma lista Eldar móvel com várias Jetbikes. Havia uma variedade imensa de exércitos presentes com Imperial Guard, Blood Angels e T'au.

Foi muito poder rever os amigos e participar de mais um belo evento oficial da importadora da GW no Brasil.

Comments