[batrep] Carnage in the sands Round 1 - Demons vs Necrons


O faro da prole de Scallionfaux era infalível, quando seus bebês gritavam excitados pelo cheiro de sua presa, era certo que haveria algo onde elas eventualmente levassem. Kitkazir, o Pink Horror exaltado de Tzeench, sentia sua montaria se curvar de excitação ao harmonizar com o chamado de sua prole nas correntezas da Warp. O Demon Prince sabia muito bem que em algum lugar e em algum quando, ele seria levado à encontrar algo de valor para seu lorde Tzeench, deus da magia e do destino. Montado surfando pelas ondas do chaos do immaterium, o Demon Prince invocou alguns de seus favoritos servos para a tarefa. Deslizando pelo tempo e espaço nas costas de Scallionfaux, uma fagulha da irrealidade se abria na sua frente. O contraste do caos molhado e do ar mágico da warp com a aridez do deserto ao qual haviam chegado surpreendeu Kitkazir e seu amigo K'tat – ou era T'tak, ou ainda T'kat? – Os gêmeos sempre eram difíceis de identificar no mundo material, onde suas fantásticas formas de energia eram contidas em corpos multiformes de fungos, detidos por leis como a gravidade e a cronologia temporal.

Pouco importava, pois eles haviam chegado próximo do local, ou do momento, onde seu prêmio lhes aguardava. Bastava ter a inteligência e sorte para achar!

O campo de batalha é no inóspito deserto de Qharrak, onde reside uma das portas de entrada para um relicário da disnastia Dahkma

Resumo da missão

A missão usada aqui faz parte de um sistema alternativo de missões criado por mim (encontre-o por completo aqui, usamos a versão 1.71 para esta batalha). Nela a missão é dividida em quatro objetivos principais:
  • Missão Prioritária: define como os exércitos serão dispostos no campo de batalha e qual objetivo central será perseguido.
  • Missão Secundária: é uma missão bônus que pode garantir pontos extra, cada jogador escolhe duas de uma lista, mas é o oponente quem decide qual vale e essa escolha é revelada apenas ao final da terceira rodada!
  • Disputa de Glória: os dois jogadores marcam pontos de glória que podem render grandes quantidades de pontos extras se cumprirem algumas condições especiais!
  • Matar o Warlord: como sempre, conta pontos no final!

Missão Prioritária: Aniquilação Total (500 pts)

Esta missão determina que os exércitos se inserem em uma forma de lança do centro da mesa, e o vitorioso é basicamente aquele que destruir a maior pontuação de unidades.

Missões Secundárias selecionadas

O jogador Necron selecionou para si os seguintes objetivos secundários:
  • Sobreviver e Testemunhar – manter o warlord vivo
  • Manter as linhas – impedir que haja uma unidade inimiga a 12'' de sua borda da mesa
O jogador Chaos Demons selecionou para si os seguintes objetivos secundários:
  • Quebrar as linhas inimigas – ter uma unidade sua a 12'' da borda do oponente
  • Manter as linhas – impedir que haja uma unidade inimiga a 12'' de sua borda da mesa
Cada jogador então decide qual das missões do oponente serão usadas, mas essa escolha só é revelada no final do terceiro turno!

Grupo de Caça de Kitkazir

++ Patrol Detachment ++

+ HQ +
Kitkazir (Demon Prince): Dual-malefic talon, Impossible Robe, Incorporeal Form, Smite, Flickering Flames

+ Troop +
Misfits (14 Pink Horrors): Coruscating Flames, Smite
Misfits (14 Pink Horrors): Coruscating Flames, Smite

+ Elite +
K'tat, ou T'tak, ou ainda T'kat... ninguém se importa (1x Exalted Flamer): Pink and Blue fires of Tzeench, Tongues of flame.

Saqueadores Dakhma

++ Patrol Detachment ++

+ HQ +
Voch’ats’um (Criptek): Staff of light, Gauntlet of the Conflagrator, Immortal Pride

+ Troop +
Warriors (12 Necron Warriors): Gauss Flayer

+ Elite +
Dakhma Praetorians (6x Triarch Praetorians): Rod of covenant

+ Fast Attack +
6x Scarab Swarms: Feeder mandibles

Inserção


De longe, a tempestade de areia parecia pacata, vagarosamente avançando sobre as dunas e secas colinas rochosas da terra devastada. Voch’ats’um, criptek da dinastia Dakhma, buscava recuperar o conteúdo do relicário localizado no deserto. Não era todo século que um relicário secreto era aberto, e sua escolta de warriors e scarabs era complementada pelos Praetorians de Dahkma, diferente dos Praetorians que serviam à Triarch Necron, estes serviçais de Dahkma serviam unicamente à vontade do Nemesor Mahvan'erel.

O exército de Demônios ganha a seleção de Deployment e escolhe deixar os Necrons sem ruínas ou crateras onde pudessem se proteger. Os Necrons também seriam forçados a lidar com um terreno irregular, que afunilava suas tropas em um ou outro lado da mesa. Kitkazir sorria com sua malícia, sabendo que a mobilidade de seu exército seria chave para prender os Necrons em sua zona de inserção.

A tempestade de areia rugia mais rápido e próximo agora, subitamente, os engramas de emergência dos Praetorians comunicavam um nível de risco elevado. Envolto pea tempestade de areia, o vórtice de energia rubro-negra da fissura na realidade pode chegar perto sem ser percebido. Com um estrondo ensurdecedor, que fez vibrar o solo sob as patas aracnídeas de Voch’ats’um, o próprio tecido da realidade era dilacerado. Do coração da tempestade abria-se um rasgo que derramava as energias da warp sobre a areia. Dali começaram a saltar, de maneira inicialmente tímida, mas logo se tornando uma massa de garras e dentes, diminutas formas rosadas. Os pequenos demônios rapidamente corriam em direção à formação Necron. Com um segundo estrondo surgia no campo de batalha a imensa figura de Kitkazir, sobreavoando o campo de batalha sobre sua fiel montaria, Scallionfaux, o implacável farejador de Tzeench.

Os Necrons assumem uma posição defensiva no extremo noroeste, mantendo os Praetorians bem longe do alcance de tiro dos Pink Horrors.

Como o jogador Demon terminou sua inserção primeiro ele ganha +1 na rolada de iniciativa, garantindo que ele possa avançar primeiro e dar os primeiros golpes. Como a missão é por unidades destruídas, a vantagem de controlar o último turno (e garantir ou negar objetivos e posicionamento) não é tão vantajosa, e é decidido que os demônios jogarão primeiro!

Primeiro turno


A horda de Pink Horrors se derramava da colina rochosa como um rio raivoso. A unidade mais avançada percorre o terreno normalmente, mas a unidade mais ao sul avança para cobrir mais espaço. O Demon Prince e o Exalted Flamer se mantém bem protegidos atrás das tropas e toda a formação se mantém numa distância segura para que os Necrons não possam estar na metade do alcance com suas armas Rapid-fire, que lhes daria o dobro de tiros.


Kitkazir solta uma gralhada rítimica, cada cabeça alternando xingamentos com a outra para gerar um som intimidador. Conjurando as energias da Warp o Demon Prince consegue um resultado de 11 em seu smite, que causa seis wounds nas Scarab Swarms e destrói dois modelos da unidade. Ele pontua a primeira glória do jogo, Poder além dos limites, ganhando um ponto de glórtia com este poderoso Smite!


Os poucos tiros das Coruscating Flames dos Pink horrors falham em causar qualquer dano e o Jogador Necron decide manter sua posição dentro de sua zona de inserção. Isso já lhe garante a glória Defender o Território, marcando um ponto e empatando com os Demons.

Com a distância mantida pelos Demons os Necron Warriors conseguiram atirar no limite de seu alcance, abatendo apenas um únco Pink Horror que foi imediatamente dividido em dois Blue Horrors.

Segundo Turno


No segundo turno os Demons repetem seu movimento, com o primeiro grupo movendo-se para atirar e o segundo grupo avançando velozmente para cobrir a distância. Desta vez, no entanto, todos os Pink horrors entram no alcance de tiro. O Exalted Flamer se posiciona para dar alguns tiros nas Scarab Swarms e utilizar ao máximo seu potencial de dano.


Sabendo que as suas tropas causarão muito mais estrago do que seu Smite, o Demon Prince invoca o poder Flickering Flames para aumentar a chance de causar danos do tiro dos Pink Horrors. Mesmo o Orgulho Imortal do Cryptek não é capaz de impedir sua magia num resultado de 9, o que significa que os pinks ganham +1 na rolada de Wound para o tiro.


Os Pink Horrors manifestam Smite e causam 3 Mortal Wounds nos Warriors! Rindo de suas tripulias, os horrores se preparam para ainda mais estragos ao usar suas Coruscating Flames na fase de tiro!


O tiro demônio traz ainda mais baixas, matando mais quatro Warriors e uma base de scarabs, que é transformada em uma poça de metal retorcido e multi colorido pelas chamas mutantes de T'tak, que usa o perfil Heavy 3, S8, AP -4, D3 dmg para aumentar as chances de destruir uma ou mais bases inteiras.


No turno Necron apenas um não retorna como resultado do reanimation protocol, reduzindo muito do dano causado pelos demônios na rodada anterior.


A horda metálica de warriors é preenchida com aqueles que haviam caído anteriormente. Todos vagarosamente avançam na direção do turbilhão de cores, dentes e garras à sua frente, gauss flayers prontos para rasgá-los ao meio.


Os enxames de Scarabs voam para ameaçar o segundo grupo de Horrors.


Kitkazir observa o avanço Necron, seguro que seus Horrores sobreviveriam a qualquer coisa que os Necrons tivessem guardado para ele.

Voch’ats’um utiliza os engramas de extermínio, um estratagema que permite que cada acerto natural de 6 gere um acerto extra. Com 22 disparos de Rapid Fire, o potencial de dano extra era valioso. Os Necrons acertam um total de 20 tiros nos Pink Horrors, com os três ataques extras gerados sendo certeiros!


Com T3 e save 4++ a saraivada é recebida com impacto, matando 6 blue horros e 3 pink horrors na unidade, prontamente repostos por Brimstone Horrors e exaurindo toda a reserva de pontos para repor as perdas que os demônios possuíam para esta batalha. Kitkazir se surpreende com o poder do ataque Necron, mas ainda está seguro de ter a maior parte de sua horda intacta.


Os Scarab Swarms fazem uma carga de 10'' e engajam a unidade de Horros por trás da formação, de forma a negar boa parte do contra-ataque e forçar os demônios a dividir suas forças pelo centro da mesa.


Sem caminho aberto para o Demon Prince, os Praetorians também preparam uma carga para puxar a formação demon para o outro lado da mesa.


Apenas um Pink Horror é derrotado pelos Scarabs, que sofrem três wounds em retorno, mas puxam os demônios para seu lado de forma que sua formação se espalha fina para manter-se dentro da área de influência do demon prince Kitkazir, pois sem sua aura de re-rolar ataques diminuiria muito o poder de ataque dos Horrors.


O resultado da carga dos Praetorians não foi muito efetivo, vários ataques foram perdidos para o Locus of Trickery de Tzeench e os Necrons acabaram perdendo um modelo de elite para a horda furiosa de demônios.


Na fase de moral a horda de Horrors se prepara para o pior, mas a conexão de Kitkazir com a warp é poderosa e o resultado de 1 no teste faz com que apenas três insignificantes Brimstone Horrors escapem do campo de de volta para a warp.

Terceiro Turno


Inconformado com a situação, Kitkazir se vê obrigado a dividir suas forças. Ele impele Scallionfaux para o flanco direito, sua montaria reage aos movimentos de seu corpo tanto quanto de sua mente. O covarde T'kat segue o Demon Prince e mantém uma boa dúzia de Pink Horrors entre ele e o restante da infantaria Necron.


A frustração de Kitkazir se manifesta em um poderoso Smite que desintegra mais um dos Praetorians, apenas quatro deles ainda se mantém de pé. O poderoso Smite é feito com uma rolada de 11 e confere a glória Poder além dos limites novamente para os demônios, que agora possuem 2 pontos de glória contra o único ponto dos Necrons.


É chegado um momento crítico quando o Demon Prince ataca os Praetorians Sobreviventes. Seus sete ataques poderosos, feitos com raios mágicos e golpes de sua espada arcana rasgam o ar em um letal turbilhão mágico. Acertando e ferindo com todos os seus ataques, Kitkazir ganha mais um ponto de glória ao atender os requisitos de Precisão e Poder. Os Praetorians possuem uma formidável armadura 3+ e o jogador Necron sabe que precisa que eles sobrevivam para ter chances de permanecer na luta, gastando um ponto de comando para re-rolar um save. A jogada arriscada vale a pena, salvando um membro da unidade dos ataques do Demon Prince e ganhando o ponto de glória por fazer um re-roll de 5+, A Todo Custo. O score de glória agora é 3x2 para os Demônios.


Dois Praetorians sucumbem para o combate, mas a unidade se mantém desafiadoramente de pé. O Jogador demônio aumenta a vantagem de glória ao pontuar Campeão, tendo seu Warlord tão próximo dos inimigos quanto quaisquer outro modelo de seu exército. O placar se altera para 4x2 para os Demons, que aumentam a distância por também não terem perdido nenhuma unidade, conquistando Resistência Incrível e fecham em 5x2.


Os Necrons tem sucesso em retornar um modelo de cada unidade desfalcada. Os três Praetorians recuam do combate para deixar os inimigos expostos aos tiros dos Warriors.


Voch’ats’um novamente ativa o estratagema Talento para Aniquilação e o resultado é duplamente satisfatório. Não somente os tiros dos Warriors são extremamente eficientes, mas o jogador Necron gasta todos os seus Command Points e encurta o placar de glória para 5x3 ao atender os requisitos de Supremacia Tática

Finalmente exaurido de poder para alimentar a infinita invocação de Blues e Brimstones, sete modelos inimigos são obliterados sob os pálidos raios esmeralda das Gauss Flayers, diversos Pink Horrors são reduzidos a nada e apenas três modelos permanecem na mesa. Voch’ats’um brande seu Staff of Light e acerta todos os ataques contra os horrores, que são facilmente feridos com sua T3 e conferem ao lado Necron a glória Precisão e Poder, trazendo o placar para 5x4.


Em uma jogada ousada, os Necron Warriors fazem uma investida contra as duas unidades de Pink Horror de maneira a evitar que possam utilizar seus ataques à distância em seu próprio turno, obrigando os demônios numa difícil escolha entre manter-se em combate ou arriscar recuar para que K'tat possa atirar, mas correr o risco de ficar exposto para mais uma saraivada de tiros Necron.


Os Pink Horors ficam felizes em ter a chance de dilacerar os corpos metálicos com suas garras, mas o resultado do combate é nulo, com nenhuma perda de ambos os lados.


Com tantas perdas, no entanto, as energias da Warp flutuam e os últimos pink Horrors da unidade que foi alvo da torrente de tiros Gauss finalmente foge para a segurança da Warp. 

Ao final do terceiro turno os Necrons empatam o placar ao conseguir marcar a glória Domínio Total, tendo um modelo no deployment inimigo (uma scarab swarm furtivamente recuou do combate) e a multi-carga dos Warriors. Além disso nenhuma unidade Necron foi perdida ainda, garantindo a glória Resistência Lendária. O novo placar de glória coloca os Necrons na frente com 6x5 pontos de glória.

Objetivos secundários

Ao final do terceiro turno os jogadores também revelam suas escolhas para os objetivos secundários.

Objetivo secundário dos Demons: Quebrar Linhas Inimigas

Objetivo secundário dos Necrons: Manter as Linhas

Com objetivos conflitantes isso significa que é tudo ou nada: Se o jogador Necron manter os Demônios fora de sua borda da mesa ele ganha a missão secundária e previne a do oponente, vice e versa.

Quarto Turno


O Turno começa com Kitkazir e T'tak voando por cima dos Necron Warriors engajados com os Pink Horrors para eliminar os Praetorians de uma vez por todas. O Demon Prince demonstra sua maestria da Warp novamente ao conjurar mais um Smite de 11+


Porém, o orgulho imortal de Voch’ats’um impede a magia de ser realizada, negando não somente o potencial de acabar com a unidade inimiga na fase psíquica como negando um ponto de glória ao impedir que a poderosa magia fosse feita.

Sempre ácido, T'tak zomba abertamente da falha de Kitkazir com um insulto impronunciável.


T'kat mira suas chamas no Criptek, mas falha ao ferir o personagem e ambos fazem investidas contra seus alvos: O Demon Prince eliminaria os Praetorians enquanto o Exalted Flamer atacaria o criptek. Incrivelmente, ambos falham em suas tarefas e Kitkazir se frustra com um último Praetorian vivo. Sua frustração é menos pela resistência do inimigo, mas pela intensificada zombaria de T'kat, que agora já se espalhava por cinco planos de existência. Negando-se a serem destruídos, os Necrons conquistam a glória Resistência Épica, que vale dois pontos e coloca os Necrons na frente com 8x5 pontos de glória!


Dois Praetorians e nenhum Warrior são regenerados pelos protocolos de reanimação Necron. Os Demons começam a sentir a pressão de lutar contra um inimigo imortal.


O turno Necron é rápido, não há muito o que fazer salvo recuar dos combates. Voch’ats’um ainda tem uma última arma a ser usada, mas ela requer que ele esteja livre do ataque incessante do Flamer. Os Warriors assumem uma formação defensiva em torno do criptek.


Os três praetorians miram seus cajados no Exalted Flamer. São apenas três disparos e a forma efêmera do demônio ignora grande parte dos ferimentos. Ele ainda é uma ameaça.


Os Necrons, no entanto, mantém sua sólida presença de campo e marcam a glória Domínio Total por um segundo turno, aumentando a diferença para 9x5 pontos de glória!

Quinto e último turno


Kitkazir sente as energias da warp lhe sugando de volta para o Immaterium – O tempo é curto! – pensa o príncipe demônio. A pontuação da missão primária é por unidades destruidas e, até o momento, os Necrons mantém a liderança com a morte da primeira unidade de Pink Hororrs.


O Demon Prince conjura a magia Flickering Flames em sua horda de Pink Horros que, finalmente desimpedida, poderia ajudar a eliminar os Praetorians. Porém, não é seu momento e ele acaba rolando uma perils e falhando! O jogador demon decide gastar um Command Point e re-rola seu cast, manifestando Smite com um novo resultado de 5.


O Criptek de Dakhma novamente impede a magia de manifestar-se por puro orgulho. Nenhuma magia seria usada nesta última rodada...


Porém, Kitkazir é um ser nascido da mais pura magia e vontade de Tzeench, gastando seus últimos Command points em um truque bem planejado, o demon prince conjura um poder extra neste turno através de um Magical Boon. O Smite de Kitkazir é certeiro e oblitera um dos Praetorians imediatamente. No processo, também conquista a glória Supremacia Tática e reduz a distância para os Necrons para 9x6.


O último Praetorian é alvo das chamas rosadas de K'tat mira e da chuva de Coruscating Flames de todos os Pink Hororrs em conjunto. O corpo metálico do Necron recebe o poder total das mutantes conjurações das criaturas, seus esqueleto se reconstitui na mesma velocidade que é destruido e, no final, ele resiste com uma única e desafiadora wound remanescente!


Kitkazir teria que cuidar disso com suas próprias mãos...

... Scallionfaux e sua prole investem contra o Praetorian...


...que finalmente sucumbe sob os pesados golpes do demon prince, que conjura mãos místicas que esmagam e reconfiguram o metal vivo do Necron em diferentes substâncias antes de espalhar seus átomos pelo espaço entre os dois mundos. 

Este praetorian nunca mais seria recuperado pelos Necrons, e os corpos dos demais são teleportados de volta para suas tumbas, eles não retornariam mais para esta batalha.


Todos os demais demônios cercavam a formação Necron, mas falham em causar mais danos e perdem dois pink horrors no combate.


Numa variação das tempestades da Warp mais dois Pink Horrors são sugados da realidade. Mesmo com seu tempo acabando, Kitkazir sente que a morte dos Praetorians, no entanto, assegura sua vitória na missão primária.


Quatro Necrons têm sucesso em seus testes de protocolos de reanimação.


No entanto, há apenas espaço para um retornar no cerco dos Pink Horrors, os outros três são removidos como perdas de batalha.


O Criptek revela sua última arma ao disparar a sua Gauntlet of the Conflagrator, causando mortal wounds nos modelos à sua volta, o que podoeria destruir K'tat e garantir mais pontos, mas a arma falha ao ferir o grande demônio e acaba por apenas destruir três Pink Horrors. O criptek acerta e fere com todos os disparos de seu Staff of Light no Demon Prince, que era o único alvo válido, mas ele salva todos os ferimentos em seu save invulnerável 3+ graças ao Robe impossível. Mesmo assim, ele garante a glória Poder e Precisão para manter a distância em 10x6 pontos de glória.

No final do turno, ambos os exércitos marcam a glória O Fim se Aproxima por terem unidades vivas no final do quinto turno, fechando o placar de glória em 11x6 para os Necrons.

Final do jogo


Kitkazir sorri ao sentir os insultos de K'tat cessarem assim que os Necrons remanescentes desaparecem de sua frente. Por alguns momentos o único ruido é o som do vento carregando a pesada areia radioativa do deserto. É neste momento que o Demon Prince sente que sua vitória está garantida, bastando agora farejar a entrada do Relicário, que não deveria estar longe dali.

Missão Primária

  • Vencedor – Demons of Tzeench: +4 pontos de vitória.
    • Demons of Tzeench: 12 power level inimigos destruidos.
    • Necrons: 8 power level inimigos destruídos.

Missões Secundárias

  • Demons of Tzeench: Quebrar Linhas Inimigas, sucesso, +3 pontos de vitória.
  • Necrons: Manter as Linhas, falha.

Matar o warlord

  • Ambos falharam, nenhum ponto.

Disputa de Glória

A disputa de glória é feita sorteando pontos de glória na metade da quantidade que cada jogador pontuou, ou seja, é bem aleatório, mas marcar mais que seu oponente pode garantir uma boa vantagem. Foram colocados 11 dados verdes (Necron) e 6 dados rosa (Tzeench) num saco e foram sorteados 8 dados: 6 verdes e 2 rosas!
  • Vencedor da glória: Necrons com 6 pontos de glória! +6 pontos de vitória Necron!
  • O perdedor recebe metade do valor do vencedor: +3 pontos de vitória Demons (não se faz glória sozinho)

Total de pontos de vitória

  • Demons of Tzeench: 10 pontos de vitória
    • Missão Primária +4pts
    • Missão Secundária +3pts
    • Glória +3pts
  • Necrons: 6 pontos de vitória
    • Glória +6pts
VITÓRIA CHAOS TZEENCH

Conclusão

MvP Necron: Apesar de os Praetorians serem uma ótima distração para o Demon Prince eles apenas  ganharam tempo para que os incansáveis Necron Warriors pudessem trabalhar. Eles mataram mais, apanharam mais e foram responsáveis por marcar a glória Dominação Total com sua múltipla carga nos pink Horrors.

MvP Demon: É difícil não considerar o impacto da presença do Demon Prince que, apesar de demorar mais que o planejado para livrar-se dos Praetorians, era virtualmente imortal, móvel e capaz de imensurável estrago. A ameaça constante de ele entrar em combate em qualquer lugar do campo de batalha sempre mantém os oponentes na defensiva.

Momento Memorável: A fase psíquica do quinto turno foi cheia de surpresas, entre o perils que ameaçava a saúde do Demon Prince, o deny the witch do Criptek e o estratagema surpresa para usar smite, foi um belo exemplo de counter-play e foco no objetivo. Dito isso, dois smites de 11+ seguidos nos dois primeiros turnos é algo difícil de ignorar...

Sistema de Missões com a pontuação de glória turno a turno, missões secundárias secretas e pontuação aleatória está provando funcionar. Fique a vontade de testar e comentar no link!