[batrep] Warhammer 40k - Necrons vs Death Guard (2000pts) - Campaign round 2


Hoje foi a segunda rodada da minha campanha contra os Death Guard e Nurgle Demons do Paulo. Na batalha anterior os Necrons haviam sido derrotados na missão Patrol.


De acordo com a árvore da campanha, esta missão é Rescue e a Death Guard recebe sentinelas extras gratuitamente.

Exército Nurgle

  • Sentinelas
    • 9x Nurglings
    • 10x Plaguebearers
  • Battalion
    • HQ
      • Demon Prince with Wings
      • Lord of Contagion
    • Troops
      • 7x Plaguemarines (Plasma weapons)
      • 7x Plaguemarines (Plasma weapons)
      • 7x Plaguemarines (Blight Launcher)
    • Fast Attack
      • Blightdrone (Plaguespitters)
      • Blightdrone (Plaguespitters)
      • Blightdrone (Plaguespitters)
      • Blightdrone (Plaguespitters)
      • Blightdrone (Fleshmower)
    • Elite
      • 7x Blightlord Terminators

Exército Necron

  • Espião
    • Harut, canoptek lord (cryptek counts-as)
  • Battalion
    • HQ
      • Havit’yun (cryptek) with Veil of Darkness
      • Voch’ats’um (cryptek)
    • Troops
      • 10x Necron Warriors
      • 10x Necron Warriors
      • 10x Necron Immortals (tesla blasters)
  • Vanguard Detachment
    • HQ
      • Morkhal the thirsterer (counts as Kutlakh)
    • Elites
      • 5x Lychguard (Warscythe)
      • 5x Lychguard (Warscythe)
      • 10x Lychguard (Swords and Shields)
      • 10x Deathmarks
  • Outrider Detachment
    • HQ
      • Anarkyr, the traveller
    • Fast-attack
      • 4x Scarab Swarms
      • 4x Scarab Swarms
      • 4x Scarab Swarms

Missão: Resgate

  • Seis objetivos colocados na mesa, Necrons podem buscar um objetivo ao chegar a 3'' dele, numa rolada de 6, o espião é encontrado (ou no último onjetivo)
  • Inicialmente, o defensor coloca apenas sentinelas, seu exército chega ao soar o alarme.
  • Death Guard ganha ao matar Harut, Necrons ganham se manterem Harut vivo até o final do jogo.

Pontos: 2000

Harut era um dos poucos lordes canoptek que conhecia bem as características da Warp e dos demônios, tendo sido negado o sono de trilhões de anos e assitido à galaxia evoluir em infinitas guerras sob sua eterna vigília. Boa parte de sua sanidade fora levada junto com o tempo, mas ele ainda era o melhor operador dimensional da dinastia.

O sinal era fraco, mas era certeiro. Harut conseguira dobrar a dimensão do tempo no momento exato onde o golpe fatal fora dado pelo príncipe demônio Pustus em Autharok. Em seu orgulho, o Overlord havia desligado os protocolos de teleporte de emergência e havia sido determinantemente morto pelo inimigo. Mas sob ordens de seu Nemesor, Harut agora demonstrava o melhor da cronomancia ao manipular as ondas do tempo para resgatar a Philactery do Overlord derrotado e reconstruí-lo de volta em seu laboratório.

O problema, claro, era que ao dobrar uma dimensão era necessário manter as demais em sincronia, ou corria-se o risco de ser despedaçado da existência em si em um processo de descolamento dimensional. Isso significaria que, ao recuperar o artefato, Harut seria materializado exatamente no local onde Pustus havia se desfeito dos remanescentes do Overlord...

No meio de território inimigo, literalmente, nas latrinas de Nurgle...

Deploy (Sentinelas)
A latrina de Nurgle é o nome dado aos Death Guards para o local da batalha anterior. Dos corpos dos mortos e o chão fertilizado pelo seu sangue, muitos Nurglings e Plaguebearers surgem em um processo de vida após a morte.

Deploy (Sentinelas)
O solo de uma batalha contra Necrons provém poucos demônios, pois os restos metálicos dos inimigos ou se teleportam para reparos ou são inférteis, enferrujando lentamente quando comparados às máquinas de guerra de raças menos evoluidas tecnologicamente.

Mesmo assim, alguns poucos Plaguebearers e Nuglings já se materializavam nos destroços.

Deploy (Necron)
Utilizando de um estratagema da missão, o ataque Necron acontecia na calada da noite, reduzindo a distância de detecção das sentinelas pela metade. Mesmo assim, os demônios estavam famintos pois também foi utilizado o estratagema Sensores, dando 6'' a mais para o alcance de detecção das sentinelas.

Harut havia localizado o tempo certo para resgatar a Philactery de Autharok, porém, sua localização espacial exata era um mistério. Desta forma, Morkhal e Anarkyr, rivais de longa data, decidiram prestar auxílio ao Lorde Necron: Eles invadiriam a latrina de Nurgle e matariam os sentinelas ali localizados. Ambos trouxeram suas Lychguard para participar da batalha, um querendo medir o poder do outro para se superar em batalha.

Deploy (Necron)
Sendo assim, os Overlords ativaram protocolos de furtividade por suas tropas, posicionando-se para eliminar o máximo de sentinelas e ganhar espaço para vasculhar os objetivos espalhados pela mesa.

Deploy (Necron)
Por ser a maior força Necron (Power Level 16) a unidade de Lychguard com espadas e escudos, que seriam cruciais para garantir a sobreviência de Harut, uma vez encontrado, teve que se posicionar muito longe dos sentinelas para não arriscar soar o alarme.

Turno 1 (Necron)
Anarkyr e Morkhal investiam lado a lado, cada um analizando os padrões de luta do outro. Cada um havia despachado um Plaguebearer em sincronia até o momento.

Turno 1 (Necron)
As Scarabs também se engajaram com Nurglings. Caso algum dos pequeninos sobrevivesse aos ataques iniciais, um alarme poderia ser ativado e as forças da Death Guard entrariam na mesa.

Turno 1 (Necron)
Obrigadas a manter distância por conta do tamanho da unidade, as Lychguard de espada e escudo falharam em sua investida contra os Nurglings no leste do compo de batalha.

Turno 1 (Necron)
Os Overlords e Lychguard fizeram pouco dos Plaguebearers que foram atacados. Uma unidade de Warriors utilizou tiros silenciosos através de um estratagema para eliminar dois Plaguebearers no centro da batalha e liberar mais espaço para a busca de Harut.

Em uma batalha em miniatura no flanco oeste centenas de scarabs cercavam um punhado de Nurglings, que sobreviveu com apenas uma wound remanescente.

O choro agudo do único Nurgling sobrevivente alertou todos os demônios da latrina da presença do inimigo. Seu berro anunciava a chegada de mais inimgos!

Alarme ativado!


Turno 1 (Death Guard)
Não longe dali, uma grande nuvem de moscas se levantou ao ranger das hélices de diversos Blightdrones. A primeira onda de reforços vinha do fundo do campo de batalha. Para a sorte dos Necrons, a maior parte dos Drones falha em seu teste de reforços e apenas um deles entra em jogo nesta rodada. Boa parte da infantaria da Death Guard, terminators e duas tropas de Plaguemarines, entram em bataha junto de Pustus, o demon prince que liderava a horda.

Turno 1 (Death Guard)
Em resposta aos reforços, T’akard emerge das areias, mas é incapaz de ameaçar os Terminators. Todo o poder de fogo Death Guard é concentrado na unidade, erradicando sua presença da mesa.

Turno 1 (Death Guard)
Os Scarabs, agora mais concentrados, fazem pouco trablaho dos Nurglings sobreviventes.

Turno 1 (Death Guard)
Nas linhas centrais o mesmo acontece com os Plaguebearers restantes, que tolamente se sacrificam em uma investida contra a Lychguard Necron.

Turno 2 (Necron)
Com a chance de furtividade perdida, Morkhal e Anarkyr mudam o protocolo da formação de furtivo para busca e extermínio. Era necessário investigar o campo de batalha para localizar a dobra dimensional de Harut. Lychguards avançam para o centro da mesa.

Turno 2 (Necron)
A líder das Shieldmaidens captou uma fraca anomalia temporal por onde passavam. Num nanosegundo um sinal foi transmitida através de todas as dimensões existentes e Harut, conforme esperado, respondeu. Ele imediatamente materializou-se no local indicado, como se sempre houvesse estado ali. As vestimentas do enlouquecido Necron Lord era destoante do restante das forças que o cercavam, mas sua excentricidade era tolerada por sua eficácia. Em suas mãos estava a Philactery de Autharok, faltava apenas que ela se estabilizasse nas dimensões reais que estavam e todos os Necrons poderiam recuar de volta para o suterrâneo para reparos.

Turno 2 (Necron)
Não será fácil para a Death Guard chegar até Harut no extremo leste do campo de batalha, cercado por sua escolta Lychguard, o Necron Lord trabalhava com a ajuda do Cryptek Havit’yun em estabilizar a Philactery recuperada.

Turno 2 (Necron)
Os Lychguards mantinham o centro da mesa limpo, investindo contra os poucos sentinelas restantes.

Turno 2 (Death Guard)
Precedidos por um sumbido crescente de trilhões de moscas e instetos doentios, finalmente todo o poder da Death Guard entrava no campo de batalha. Uma temível fileira de Blightdrones surgia no horizonte.

Turno 2 (Death Guard)
As forças recém-chegadas ainda estavam muito distantes para causar reais estragos, o Demon Prince e o Blightdrone líder avançam em direção aos Necrons sob o fogo de cobertura dos Plaguemarines ao fundo, mas apenas um único Lychguard é abatido, logo restaurando-se e reergendo para juntar-se às fileiras de defensores novamente.

Turno 3 (Necron)
Sem a necessidade de vasculhar objetivos em busca de Harut, as Scarab Swarms mudam seu comportamento para os protocolos de aniquilação.

Turno 3 (Necron)
Ao vislumbrar os drones ao longe, os dois Overlords decidem parar seu jogo de poder e preparar-se para o impacto iminente. A formação Necron recua para uma colina rochosa onde fariam sua resistência.

Turno 3 (Necron)
Harut e Havit’yun buscam cobertura sob a proteção das rochas de um lado e os corpos de suas guarda-costas de outro. Ali trabalhavam incessantemente em estabilizar o artefato para ativar a recuada em massa daquele local antes que mais forças da Death Guard fossem convocadas.

Turno 3 (Death Guard)
Zumbindo pelo ar, explodindo em uma erupção do centro da densa nuvem de moscas e deixando um rastro de nojeira por onde passavam, os Blightdrones avançaram rapidamente para cobrir a distância.

Turno 3 (Death Guard)
Julgando o poder de fogo do inimigo adequado, Anarkyr observa sua aproximação do topo da formação rochosa. Ele e Morkhal trocavam constantemente desafios e táticas entre si.

Turno 3 (Death Guard)
Rajadas de ácido eram esquichadas na direção dos Necrons. Três Lychguards foram abatidos nas duas nas duas primeiras salvas. Morkhal decidiu aceitar o desafio de seu rival e impediu que mais Lychguards se atirassem em sua frente. Exposto sozinho na frente da formação dois drones que guardaram suas armas apra o fim derramaram sobre ele o líquido altamente corrosivo que misturavam dentro de suas bolsas pustulantes. Ao final, Morkhal estava ainda de pé, com Anarkyr para testemunho de sua resiliencia. Foram aplicados quatro ferimentos no Overlord.

Turno 4 (Necron)
No centro da mesa os Lychguard mantém a distância dos Terminators e do Lord of Contagion, movendo-se para o flanco oeste do campo de batalha. 

No leste, os Necrons da colina apenas recuam, preparando-se para a inevitável investida dos Drones.

Turno 4 (Deathguard)
Pustus agora liderava seus Drones de perto. Todos avançam sobre a formação Necron, cercando-os e prontos para derrubar o máximo possível em busca de Harut. O Demon Prince podia sentir a segurança e desafio nos movimentos Necrons, ele suspeitava que suas ações eriam em vão. Que os xenos teriam algum truque ou armadilha preparada para si...

Turno 4 (Deathguard)
Sob suas ordens os Drones abriram fogo contra os Immortals, derretendo até o último integrante da tropa, cusjos restos foram teleportados de volta ao ativar os protocolos de emergência. Os demais drones concentram fogo nos Lychguard de Foice que, sem a proteção extra dos escudos, caem mais facilmente, mas ainda se mostram muito resilientes à serem exterminados.

Turno 4 (Deathguard)
Pustus quase podia cheirar a armadilha que se formava a sua frente. Sua hesitação e dúvida o deixam confuso e ele falha em investida, sendo ultrapassado por seus Drones. As máquinas-demônio não tinham tempo para dúvidas e se aremessaram sem cerimônias contra os Necrons. O Fleshmower é o responsável pela maior parte dos danos, abatendo quatro Lychguards sozinho. Com a remoção de modelos alguns dos Blightdrones foram forçados a atacar Morkhal, que havia regenerado três ferimentos da rodada anterior.

Turno 4 (Deathguard)
Parte das forças da Deathguard ainda sofriam com a falta de mobilidade para engajar em combate, chegando só agora ao centro da batalha.

Turno 5 (Necron)
Cercado por Drones barulhentos e poluidores por todos os lados, Harut e Havit’yun tinham dificuldade em concentrar-se em sua tarefa. Foi então que o Cryptek ativou sua relíquia, o Veil of Darkness, englobando os dois em um manto negro que dobrava a luz e gravidade em dois pontos singulares da batalha, permitindo que eles dessem um salto através de uma onda gravitacional. Com este passo, os dois foram transportados para o outro lado da batalha, de onde poderiam concluir seu trabalho com mais tranquilidade.

Pustus finalmente aceitou que havia sido enganado. A investida dos Drones fora eficiente, mas Harut fora teleportado para longe, assegurando sua segurança longe daquela batalha. Para Pustus, não haveria mais tempo de perseguir o cryptek e o lorde canoptek...

Turno 5 (Necron)
O combate entre os Drones e os Lychguard se mantinha, mas a resiliencia dos Necrons, voltando turno após turno, começaram a sobrepujar os drones. Um deles explodiu pelo estratagema Death Guard, ferindo todas as unidades envolta.

Turno 5 (Deathguard)
Os terminators e o Lord of Contagion não conseguiram realizar uma investida final contra os Lychguards que estavam protegendo o flanco oeste da batalha.

Turno 5 (Deathguard)
Pustus finalmente conseguiu entrar no combate contra os Necrons, mas falhou em ferir gravemente o Overlord, os poucos ferimentos sendo obstruidos por suas guarda-costas.

Vitória Necron!

MvP Necron: Definitivamente as Lychguards de escudo que absorveram todo o dano da Deathguard por várias rodadas consecutivas, ganhando tempo e atraindo os inimigos cada vez mais para o leste, permitindo total segurança para que o teleporte de Harut para o oeste pudesse acontecer no quinto turno.

MvP Deathguard: Os Blightdrones de Plague Spitters. Com 10 wounds, vôo, arma de assalto e acerto automático e um CC decente elas dão MUITO trabalho. Não há uma maneira "limpa" de lidar com elas pois sempre necessitam de uma dedicação de fogo desproporcional para removê-las da mesa. Não há como mantê-las engajadas em combate, apenas deve-se aceitar que elas estão ali e trabalhar pra limpar toda a sujeira que elas causam...

Momento Memorável: A carga Deathguard do quarto turno, a falta do Demon Prince pesou muito para o lado dos Necrons, mas cada Lychguard removido poderia ter aberto caminho para o Fleshmower atacar os Crypteks, que eram o recheio macio dentro da dura casca T5 2W 4++ dos Lychguard. Foi uma batalha intensa que poderia ter decidido a partida (matar o Cryptek com Veil of Darkness era essencial).

Próxima Partida


De acordo com a árvore de campanha, a próxima partida será uma invasão em massa Necron contra uma base Deathguard. Será uma partida de 2500pts!

A fortaleza está preparada!