[batrep] Warhammer 40k 8th - A batalha por Ashavit-mu (mini-campanha)

A Campanha

Comecei a jogar uma mini-campanha com a minha esposa. Usamos a estrutura básica da campanha de árvore proposta no manual básico, mas vamos jogar ela com escalação onde a primeira batalha foi de 50 power level, a segunda será de 75 e a terceira de 100 power level.


A história conta como que os Necrons da Disnastia Dahkma encontraram uma incursão demoníaca em um de seus planeta-tumba desérticos. A dinastia possui vários destes planetas: em seu centro existe uma grande câmara de teleporte que é capaz de levar o planeta inteiro de um sistema solar a outro através da galáxia. O processo, porém, exaure a atmosfera do planeta deixando-o seco e estéril de qualquer forma de vida.

Foi em uma destas relocações que o planeta levou consigo mais do que deveria, e atraiu o interesse do grande demônio de Tzeench conhecido como Abutre, um lorde da mudança e mestre de intriga e subterfúgio.

O que os demônios querem é um mistério, somente o futuro poderá revelar, mas os Necrons não gostam de ser pertubados, ainda mais em uma importante máquina de guerra como o planeta-tumba Ashavit-mu, uma das maiores fábricas de armas dos crypteks Dahkma.

A missão e o primeiro turno

A missão Patrol é bem interessante, principalmente em uma pontuação tão baixa, pois um único erro será fatal: São poucas unidades, cada uma vale muito (kill points) e não há muito como se recuperar de uma derrota. Ela simula um encontro de duas forças de reconhecimento que não planejavam se enfrentar e, por isso, os reforços vão chegando aos poucos.


O campo de batalha era marcado por um vale central que oferecia uma linha de fogo através da mesa, com uma grande colina no lado dos demônios e bastante cobertura do lado Necron.


Os demônios começaram o jogo com uma unidade de Pink Horrors cercando um Verme Púrpura (counts-as Soul Grinder) que era escoltado pelo ardiloso Changeling, que oferecia aos demônios uma aparência esfumaçada e etérea. Não fossem os protocolos de análise espectral e decodificação de imagens Necron, poderiam facilmente ser confundidos por ilusões ou miragens em meio à tempestade de areia que os cercava.


Os Necrons se posicionaram escondidos nas rochas, com os dois comandantes: O Destroyer Lord Nassayan e o Warmaster Autharok, preparados para investir pelo centro numa tentativa de achar uma brecha para atacar o Changeling.

O primeiro turno não resultou em muito além do avanço das forças, pois não haviam alvos fáceis para os disparos do Verme Púrpura nem alcance para as armas Necron ou suas investidas.

Segundo turno

Foi no segundo turno que as coisas ficaram interessantes. No turno dos demônios chegaram um Demon Prince e um Exalted Flamer, que se posicionaram atrás da colina. O verme púrpura avançou por cima da colina, sempre cercado pelos horrores, e disparou seus vômitos ácidos em cima de Autharok, que saiu ileso graças ao Quantum Shield de sua armadura ceifadora.


Os Necrons avançaram impiedosamente, e talvez precipitadamente, sobre a formação de demônios. Porém, reforços estavam à caminho e uma grande unidade de destroyers se uniram à batalha assim como um grupo de Tomb Blades.


As Tomb Blades infiltraram na batalha pela lateral, usando o estratagema ataque em flanco, custando dois pontos dee comando. Isso no entanto garantiu que estivessem bem posicionados para abrir fogo contra o Exalted Flamer exposto, que rapidamente sucumbiu ao poder de fogo. Os dois personagens Necron investiram contra os Pink Horros que dançavam à frente de seu comandante e do grande verme em redemoinhos de cores fugazes, lançando magias e fogo arcano em todas as direções.

Terceiro Turno

Foi neste momento que o Changeling se aproveitou do poder arcano e conjurou uma rajada de fogo letal na direção da grande armadura de Autharok. Seu Smite acertou em cheio, causando as seis mortal Wounds necessárias que restavam após a máquina cruzar o campo em busca de luta.


Na sequência o Demon Prince, o Verme Púrpura e até mesmo um Exalted Flamer que acabara de chegar dos reforços cercaram Nassayan.


É difícil resistir à um Demon Prince em combate pessoal corpo-a corpo, mas antes mesmo de ele ter chance, o grande verme Púrpura mordeu o tórax de Nassayan e o arrancou da plataforma anti-grav que o sustenta em combate. Dentro do intestino da besta o corpo do Destroyer Lord foi rapidamente destroçado, quase falhando em seu teleporte de emergência para voltar à sua câmara de stasis para reparos... Novos protocolos de batalha estão sendo feitos em suas mentes mecânicas para evitar esse mesmo destino num encontro futuro.

Quarto Turno

Com o jogo empatado (os dois HQs Necron contra uma unidade de Pinks e o Exalted Flamer) os Demônios se cercaram novamente da segunda unidade de Pink Horrors que veio dos reforços e partiram para cima, navegando pelo estreito vale rochoso.


Os Necrons restantes se resumiam a recuar e atirar, mas sem um alvo sólido que fosse possível abater: O imponente Verme Púrpura era resistente demais e os outros alvos se escondiam detrás de um turbilhão de horrores dançantes de todas as cores


A aura de distorção mágica do Changeling tornava inúteis as armas Tesla dos Necrons, seus raios se dissipando no ar de forma inofensiva. Para cada horror que era abatido, dois outros tomavam seu lugar. Rajada após rajada eles derrubavam demônios até um momento onde inúmeros portais se abriram por onde vários horrores pareciam que iriam fugir. Porém, o ícone de Tzeench brandido por um deles brilhava com as forças do acaso, e dos portais mais Pink Horrors saíram, retornando o grupo ao número original de horrores que cercavam os seus comandantes.

Passava pela mente do Changeling a ironia de se fortalecer com os disparos inimigos, trazendo cada vez mais horrores, num círculo sem fim de destruição e criação.


Já muito tarde chegaram à batalha enxames de Scarabs Necron, que ao menos dariam alguma proteção ao absorver o impacto das magias inimigas...

Quinto turno

Finalmente os demônios consolidaram sua vitória, concentrando todo o foco de fogo e magia nos poucos Imortais que ainda atiravam raios Tesla em sua direção.




O rolar dos dados definiu o fim do jogo ali: Três pontos para os demônios contra dois pontos Necron. Uma sólida vitória que marcou o início da incursão de horrores de Tzeench no planeta fábrica de Ashavit-mu.

Conclusões

  • MVP: Changeling. O fato de ele conferir -1 de penalidade no to-hit simplemente anulou o poder das armas Tesla de darem hits extra na rolagem de 6. É um personagem imprescindível em qualquer lista dee Tzeench, mas que se torna devastador contra uma força Necron baseada em Tesla.
  • Momento Memorável: A chegada das Tomb Blades pela lateral da formação de demônios, pegando eles de surpresa e despreparados para lidar com aquilo. Foram eficientes em assassinar o Exalted Flamer e conteram o avanço demônio que, a partir dali, se viam cercados pela grande mobilidade e poder de fogo das motos.

Desfecho


A próxima missão será Rescue, onde os Necrons devem agora resgatar o Cryptek Havit’yun, que estava em uma dobra dimensional acompanhando a batalha para fazer observações, mas não contava que ficaria preso com a vitória dos demônios. Ele enviou um sinal de socorro e tropas Necron já estão se mobilizando para o resgate. Porém, isso atraiu uma concentração extra de sentinelas demon que estão farejando pelo sinal do Criptek escondido.

Veremos no que vai dar!