[batrep] Warhammer 40k - T'au vs Ultramarines ~1200pts 8th edition


No último sábado tive a oportunidade de lutar com os meus mais recentemente adquiridos T'au contra uma lista de infantaria Ultramarine. Foi um jogo excelente, segue um resumido report da batalha.

Sorteio da missão e Deployment


Jogamos minha versão adaptada do baralho de Open War, o deployment sorteado foi essa cruzada diagonal que já coloca os exércitos um na frente do outro (péssima notícia para os T'au.)

A missão em si era por controle de objetivos, sendo marcados ao fim de cada turno do oponente. Além disso, havia a regra especial "Eager to the fight" que aumentava em 2'' o movimento de todas as unidades, além de dar bônus para a carga e para advance! Com certeza o dia não havia começado bem para os pequenos alienígenas...


Meu oponente escolheu a prioridade de iniciativa e eu decidi as zonas de deployment, ficando com uma que me dava visão privilegiada do objetivo central. O Deployment Ultramarine foi feito de maneira ofensiva (pois ele teria garantidas chances de ganhar a iniciativa) colocando seus Dreads e suas infantarias bem ao centro, expostas. Apenas um pequeno grupo de Scouts ficou para trás garantindo a segurança de seu objetivo natural.


O meu deployment com os T'au era bem defensivo, com a maioria dos Firewarriors nos transportes e distantes o suficiente das linhas inimigas para evitar uma investida nas forças principais. Fora isso três times de Stealthsuits estavam espalhados pela mesa, atrás das linhas inimigas.


A mesa era dividida ao centro por um alto prédio que impedia linhas de visão e tiro na diagonal, pelo deploy agressivo dos Ultras e defensivo dos T'au isso significava que o confronto seria em basicamente metade do campo de batalha...

Turno 1


O Venerable Dreadnought dos Ultras era a maior ameaça, muito poderoso no combate corporal e capaz de sustentar uma quantida muito grande de tiros.


No topo do prédio o capitão e um grupo de combate com um lança mísseis se prepara para ameaçar os veículos T'au. Os Ultramarines ganham a iniciativa, mas sua primeira fase de tiro é infrutífera, terminando apenas com a morte de um pequeno grupo de Kroot hounds e um único Firewarrior ferido.


O Venerable não hesitou, no entanto, ao declarar uma investida contra um grupo de Stealthsuits que se encontrava atrás do prédio. Numa impressionante investida de 11'' o ancião dos Marines chega até as Suits, acertando e ferindo com três de seus ataques, cada um capaz de pulverizar cada membro do pequeno esquadrão invasor...


Por incrível que pareça, as Suits resistem aos ataques de AP -3 salvando todos os ferimentos no 6! Talvez o fato de fazer a investida a uma grande distância, e ter que virar uma esquina, tenha dado os pilotos T'au tempo de desviar dos pesados golpes da manopla metálica do Dread.

A fase de tiro T'au também é tímida, com a Hammerhead causando apenas quatro de dano no Venerable. As Stealthsuits saltam de suas posições e causam dano à infantaria dos Marines.


Mesmo selando seu destino, o Piloto da Devilfish sabe que precisa impedir que o Dreadnought seja capaz de chegar em seu Commander e nos Firewarriors. Ele segura 6 de dano no primeiro combate e sabe que não resistirá ao contra-ataque no turno dos Ultras.

Turno 2


O outro piloto salva o dia, investindo seus ágil veículo contra o veloz Rhino ele impede que os dez Space Marines tenham acesso às linhas T'au e sargento decide desembarcar ali mesmo para contra-atacar as Stealthsuits que surgiram em sua retaguarda.


Ao final da segunda fase de tiro T'au as perdas são extremas de ambos os lados. O Commander T'au finaliza o Venerable Dread enquanto este se desvencilha dos destroços da Devilfish esmagada por seus punhos, mesmo a força de vontade do ancião se rendendo ao enorme poder de fogo da Battlesuit T'au. A Hammerhead destrói o segundo Dread com um tiro certeiro de sua Railgun, ele explode violentamente matando vários Firewarriors que sobreviveram à investida da máquina de guerra.

Turno 3

Mais ao fundo as Stealthsuits provam-se inimigos difíceis para os esquadrões táticos, que aos poucos diminuem a presença inimiga em seu setor, mas sem sua linha de frente composta pelos Dreads agora se vê aberta a um contra-ataque.


Os poucos Firewarriors restantes avançam e miram nos sobreviventes do esquadrão tático ao centro da mesa, mas a resiliência lendária dos Ultramarines permite que eles ainda mantenham um sólido domínio do objetivo central.


Todas as Stealthsuits, abandonam seuas posições e convergem para o centro da mesa, pois é prioritário remover os Space Marines do objetivo central, ou a luta será perdida!


Com um ruidoso som de trovão, chega à batalha um esquadrão de assalto Ultramarine, o sargento brandindo um pesado e poderoso Thunderhammer.


Os Firewarriors se preparam para a investida inevitável, um Librarian usa o poder Veil of Time para garantir que o esquadrão da assalto conecte seua investida. Mesmo sob o fogo conjunto das unidades T'au, o esquadrão realiza sua investida e o Sargento desce uma dura martelada no Etéreo, que só sobrevive graças à sua conjuração elemental da Terra, salvando-lhe com apenas uma única wound remanescente.


Após esta carga os Firewarriors e o Ethereal remanescentes recuaram do combate em direção ao centro da mesa. Os Drones de Markerlight, que até agora apenas prestavam suporte ao exército T'au, avançaram por cima do recuo para dificultar o progresso inimigo e poder se sacrificar para slavar a infantaria e o Ethereal.

Turno 4


Numa manobra desesperada, as Stealthsuits investem para o combate corporal contra os últimos membros do esquadrão tático que dominava o centro do campo de batalha, mas tem que enfrentar o poderoso capitão Ultramarine, equipado com a relíquia Burning Blade.


Mais abaixo, o Commnander na Crisis Battlesuit XV8 também investia sobre o sargento do esquadrão tático que havia testemunhado todos sob seu comando perecerem sob fogo de Pulse Rifles T'au. O Librarian fez uma intervenção heróica para juntar-se ao combate.


Após terem sido deixados para trás pelas Stealthsuits, o grupo tático que havia desembarcado do Rhino finalmente consegue caminho livre para as linhas traseiras T'au. Junto do restante do esquadrão de assalto, preparam uma investida conjunta contra os Firewarriors, Ethereal e os Drones.


O combate é ferrenho, os dois Marines de assalto foram atordoados por uma granada de Phótons em sua carga e agora lutam com -1 no acerto. Os Drones se jogam na frente dos Golpes que acabariam com a vida do Ethereal, interceptando um pesado golpe do Thunderhammer do sargento de assalto.


Os sobreviventes recuam mais uma vez para a proteção do Commander, um inimigo à altura que fulminara o Librarian com saraivadas de raios Ion e seu poderoso Supernova Launcher.


As Stealthsuits finalmente recuam do combate com suas jetpacks e abrem fogo sobre o capitão Ultramarine, que perece com um último tiro de Fusion Blaster abrindo uma cratera em seu peito. Os T'au estabelecem um mínimo perímetro em torno do objetivo central. Mantendo-o sob seu comando, ainda haveria esperança de um empate.

Turno 5


Os Scouts finalmente fazem alguma presença ao manterem o controle do Objetivo traseiro mas conseguir linha de tiro com seu Heavy Bolter, abrindo fogo sobre os Firewarriros que recuaram. Do esquadrão de dez, apenas o Shas'ui sobra vivo, o restante dos Firewarriors espalhados em pedaços por toda a rota de fuga T'au, misturados com as perdas por Overwatch dos Marines e os destroços fumegantes dos vários veículos destruidos.


Os três sobreviventes do esquadrão tático marine conseguem uma incrível carga de 11'' e se posicionam de forma a contestar o domínio T'au sobre o objetivo do centro. O Commander incrivelmente falha em acertar e ferir com seus tiros e o trabalho final cabe ao Ethereal e sua Honor Blade. Três ataques para três Astartes, pelas costas, mas os guerreiros de elite do Imperador são demais mesmo para o habilidoso guerreiro que não consegue penetrar suas armaduras de ceramite.

Final e conclusão

Com o objetivo central sob seu controle do início ao fim da partida, os Ultramarines conseguem uma bela vitória de 20 x 13 pontos sobre os T'au.

MvP Ultras: O Esquadrão de Assalto causou muitos problemas ao chegar e manteve-se uma ameaça até o fim, mas a real vitória veio na mão dos inúmeros esquadrões táticos com sua regra de Objective Secured e sua resiliência, que impediram os T'au de remove-los com facilidade do objetivo central.

MvP T'au: As Stealthsuits causaram muitos estragos com seu posicionamento versátil no deployment, movimento e resistência. O fato de causarem -1 no to-hit por conta de seu campo de camuflagem garantiam que mesmo o Space Marine Captain errasse alguns golpes e seu save de 3+ garantiam que não eram facilmente removidos por puro volume de tiros de Bolter.

Momento memorável: A série de recuadas e cargas dos firewarriors e drones contra o esquadrão de assalto, onde cada parte perdia modelos seja no overwatch ou no combate em si, foram alguns dos momentos mais decisivos e tensos da partida. No final, um corredor do corpos T'au mutilados e marines abatidos por tiros precisos se espalhava do local inicial da luta até o centro da mesa.

Abaixo deixo algumas fotos das peças pintadas pelo meu oponente Gustavo, que começou a pouco tempo no Hobby e já tem uma força leal formidável para enfrentar meus Xenos!