[battle report] Warhammer 40k 7th ed.– Necrons vs Orks (1000 pts.)

Dessa vez foi hora da dinastia Dakhma enfrentar um grupo avançado do Waaagh! do Baldo, também do Clube Gaúcho de Wargames. Foi Foi minha segunda batalha depois de ter enfrentado os White Scars do Ismael e serviu pra consolidar mais meus conhecimentos da nova edição. Além disso foi um jogo excepcionalmente divertido, um verdadeiro confronto épico entre duas listas de 1000 pontos. O Baldo tinha trazido 1500, mas como eu não tinha peças suficientes ainda ele fez o favor de baixar a lista dele pra jogar comigo.

Necrons

Necron Decurion formation: Reclamation Legion + Royal Court + Deathmarks
  • 2x 10 Necron Warriors
  • 5x Immortals
  • 3x Tomb Blades
  • T'akard, the mark of death (counts-as 5x deathmarks)
  • Nemesor Mahvan'erel, harbringer of Death (counts-as Anarkyr, the traveller)
  • Overlord Autharok, Dakhma warmaster (Overlord)
    • Gauntlet of fire, phase shifter, Warscythe, Veil of Darkness
  • Harut, the ever-living (Necron Lord)
    • Ressurrection orb, gauntlet of fire, warscythe.
  • Cryptek (Cryptek)

Orks (de memória)

  • "Command mob" num Wartrukk
    • Warboss com Power Claw, Lucky Stikk e mais alguns shenanigans
    • Mekboy com Kustom Forcefield
    • Boys com shootas (um monte)
  • Looted Tank
  • 10x Lootas
  • 20x Boys de close combat + Nob com Power Claw
  • Gretchin com um Boy

Deploy, objetivos e campo de batalha

Essa batalha aconteceu nas fronteiras de uma cidade arruinada, com os Orks vindo da floresta ao norte enquanto a corte real de Mahvan'erel ativava os engramas para despertar mais um planeta da dinastia.

Os Orks fizeram seu deploy primeiro em uma ampla linha de investida, com os Gretchins protegidos no topo do bastião e os Lootas na outra extremidade. O Baldo até cogitou colocar os Lootas no topo do bastião, mas eles iriam ficar extremamente apertados e as minhas Tomb Blades iriam fazer a limpa neles dessa forma: três small blasts de força 6 AP 5 que ignoram cobertura poderiam destruir a unidade em uma única saraivada.
Minha estratégia era simples: esperar a inevitável investida Ork, deixar eles limparem meus Warriors que absorveriam a investida e dar uma contra-investida com a unidade da corte real. 

Os objetivos estavam concentrados em meu lado da mesa, o que favorecia bastante meu plano.


Iniciativa roubada pelos Necrons!

Turno 1A - Necrons

Nada muito empolgante no primeiro turno: os Warriors subiram no Bastião (que estávamos considerando como ruínas, pra facilitar) e todos avançaram. As Tomb Blades fizeram um turbo boost pelo campo para capturar um  objetivo no outro lado da mesa, garantindo um ponto para o objetivo secundário.


Nemesor Mahvan (counts as Anarkyr, the traveller) ponderou longamente sobre usar sua Tachyon Arrow para destruir o Wartrukk com o Warboss e adiar em uma rodada inteira sua invevitável chegada, mas no último momento decidiu mudar e atirar contra o Looted Tank, que não possuia cobertura contra o disparo. Infelizmente, o resultado da penetração foi um singelo "1" e apenas matou um grot que caiu dentro do escapamento, causando uma pequena explosão que tirou um hull point do veículo.

Turno 1B - Orks

Os Orks avançaram, sem muito o que fazer diferente... A massa de Boys correu para o campo aberto sabendo que os Necrons só se tornam realmente perigosos a partir das 12 polegadas.


Todos os tiros Ork do turno foram feitos na unidade Necron no topo do Bastião arruinado, resultando em uma única perda. O protocolo de ressureição dos Necrons realmente fazendo muita diferença, especialmente com o bônus da Necron Decurion e a possibilidade de re-rolar os resultados de 1.

Turno 2A - Necrons

T'akard (counts as Deathmarks) chegou ao compo de batalha no segundo turno, surgindo dentro do bosque onde, momentos antes, encontravam-se os Ork boys.


Ao final do turno Necron os Boys haviam sofrido algumas perdas, mas foram os Lootas quem realmente sofreram, sendo alvos dos precisos tiros de T'akard e falhando desesperadamente em seu teste de liderança.

Turno 2B - WAAAAAGH!

No início do segundo turno o poderoso Warboss declarou um WAAAGH! que fez com que os Orks cruzassem o campo de batalha de maneira implacável. 



Todos os Orks atingiram suas marcas, exatamente como eu havia planejado. O esquadrão do Warboss iria dizimar os meus Warriors e consolidar em minha direção ao mesmo tempo que eu dizimaria os Boys com minha corte real e consolidaria na direção oposta: Anarkyr provia counter-attack e eu tinha três Warscythes no esquadrão, além dos imortais e do Cryptek. Uma orbe de ressureição garantia que eu poderia facilmente reduzir minhas perdas e fazer a contra-investida no turno seguinte.

O combate fluiu como eu esperava, com apenas dois Imortais sendo destruídos pelos 64 dados de ataque da carga dos Boys. Meu contra-ataque dizimou 13 dos Boys, garantindo uma sólida vitória. Bastava eu absorver os ataques do Nob com sua Power Claw.
Foi exatamente aí que eu cometi um terrível engano. Confundindo as regras, eu achei que a força do Nob seria apenas 8, não o suficiente para dar morte instantânea em Autharok (Overlord) que estava equipado com um Phase Shifter, conferindo-lhe um save invulnerável de 4+. Dos três ferimentos de Power Claw eu declarei que ele absorveria o primeiro, pois estava seguro que poderia absorver dois nele antes que estivesse realmente em perigo. Assim que eu falhei, no entanto, o Baldo declarou a morte instantânea pois, na investida, a Power Claw conferia força 10 ao Nob.

Esse erro me custou muito caro, pois apesar de vencer o combate, não pude dizimar os Boys que mantiveram a corte real engajada em combate. Isso dificultava as coisas, mas eu ainda tinha uma segunda unidade de Necron Warriors para absorver a investida do Warboss.
Minha contra-investida iria ter que esperar mais um turno.

Turno 3A - Necrons

O terceiro turno Necron foi concentrado em dizimar o máximo de suporte que o esquadrão do Warboss pudesse ter, matando quatro dos Boys dali e ferindo o Mek uma vez. A corte real terminou de dizimar os Boys e o Nob que haviam sobrado e T'akard eliminou os últimos lootas.

Turno 3B - Orks

O Warboss tinha sede de sangue e fez uma vigorosa investida escalando as ruínas do bastião, puxando os Necron Warriors para baixo e usando seus corpos como degraus e suportes. No fim, o topo do bastião era dominado pelos Orks.

Turno 4A - Necrons

Mais um turno e o cerco fechava sobre o Ork Warboss. Tiros de todos os lados marcaram o fim de toda a sua escolta, e o Warboss gritava xingamentos, jogava partes Necron danificadas e excrementos sobre a corte real de Mahvan abaixo. Isso enfureceu o Nemesor pois graças a este aparente inútil ato fez com que a subida pelas ruínas fosse mais difícil e a corte real falhou em sua investida ruína acima... a vingança teria que esperar mais um turno.

Turnos 4B e 5

O restante dos turnos foi marcado por tiros ineficientes dos veículos Ork e seu Warboss. Um dos Grots do bastião ao norte até acertou um tiro no ombro de T'akard, mas foi pulverizado em seguida pelos tiros de raios de partículas das Tomb Blades, que circularam de volta para dizimar a unidade que, incrivelmente, manteve-se forte no seu objetivo graças aos maus-tratos e ameaças do seu líder.
Mahvan, Harut e Voch’ats’um finalmente conseguiram subir no topo do bastião. O Nemesor de Dakhma foi preciso, sereno e impiedoso ao separar a cabeça do Warboss do resto de seu corpo, ao empurrar a carcaça do Ork sobre o Wartrukk abaixo, que já praparava uma rápida retirada ele usou a manopla da eternidade para limpar a imundice Ork de seu corpo e suas redondezas. Ele cojitou sacar mais uma Tachyon Arrow para abater o Trukk que, a essa altura, corria na outra direção, com o corpo do Warboss como um macabro troféu em seu topo.

Mas então lembrou-se de sua missão ali, que era despertar mais um mundo-tumba Necron. "Morte ainda irá se deleitar com seus gritos – disse Harut a seu Nemesor, sabendo o que passava em sua mente – ainda os veremos novamente."

"Sim – proferiu o Nemesor de Dakhma com sua voz que estremecia o solo – o fim chegará a todos, até mesmo nós." Mahvan estendeu seus braços à frente, agora que os gritos dos Orks e suas armas barulhentas já não podiam ser ouvidos. Uma grande fissura se abria entre as ruinas da cidade que se estendia perante eles.

"Posso sentí-lo aqui, sua sede me chama – disse Harut – não falta muito agora... em breve, nada poderá parar sua ascenção."

"E mesmo as estrelas do cosmos serão sangradas por nós – proferia a voz de trovão de Mahvan – traremos a noite, traremos a morte do próprio cosmos, e reinaremos em em sua gélida vastidão."

Observações e conclusões

Esse jogo foi marcado pelo meu fatal erro de alocar um ferimento mortal em meu Overlord mas também pela minha falta de conhecimento das regras de assalto. Tenho bastante certeza que os assaltos que fizemos subindo o Bastião, que estava sendo considerado uma ruína, eram ilegais pois era impossível colocar os modelos em combate. Mas mesmo assim, permitimos as investidas verticais e fou super divertido, o Baldo é um ótimo oponente e cosneguimos jogar super rápido e com muita destruição. Foi um massacre de ambos os lados, terminando o jogo com quase nada na mesa, exatamente como o 40K tem que ser!

Comments